Oito frades que atualmente residem na Fraternidade São Boaventura estiveram reunidos no Domingo, dia 29 de Agosto, na residência dos frades da Colônia Santa Isabel, para o momento da Moratória.
No período da manhã fizemos o momento de oração e logo em seguida foi dado a cada um, o texto escolhido por Frei Pedro de Assis, guardião da fraternidade, o relatório do Ex- Ministro Geral, Frei Giacomo Bini (2003), com o título “A coragem de parar”.
Cada frade teve o seu momento de deserto para refletir sobre o texto. Após o deserto, houve a partilha da reflexão.
Refletiu-se que “nós ficamos sobrecarregados com tantos compromissos, tarefas, que não temos tempo, devido o ativismo. Valorizamos mais os trabalhos em detrimento do que é próprio do ser franciscano: a relação fraterna, que acaba se tornando algo frio, árido, sem vida, por causa da falta de tempo, trazendo sérias conseqüências na fraternidade: falta de senso de humor, o desânimo na vida de oração e na convivência. Como fazer para melhorar?
Segundo Frei Giacomo Bini, “Devemos encontrar a coragem de parar, de não nos deixarmos sufocar por nossas muitas atividades, e rever globalmente nossa vocação e missão”.
A tarde foi dado o texto sobre a RATIO FORMATIONIS FRANCISCANAE, cada um fez a leitura para rever o que é ser frade menor.
Encerramos com a Missa, presidida por Frei Pedro José de Assis.
Por Frei Luciano Lopes, OFM.
Elo Fraterno

0 comentários:

Postar um comentário