Frei Moisés e eu, Frei Filipe, estivemos no dia 20 de abril visitando a escola Eloy Pereira, aqui em Montes Claros. Este foi um primeiro passo dentro da proposta de dinamizar a Pastoral Vocacional na cidade.
Anteriormente, contatamos a direção da escola, que nos recebeu muito bem. Depois, fomos encaminhados para as turmas do 3º ano do ensino médio.
Ao chegarmos na primeira sala surgiu o questionamento: Como falar sobre vida consagrada Franciscana para vinte e cinco adolescentes? Acho que nos saímos bem.
 Em todas as quatro turmas visitadas, provocamos os alunos se eles já haviam ouvido falar de São Francisco.
As respostas giraram em torno daquilo que comumente se conhece: “Era o que gostava dos pobres”, “o que amava os animais”. Aproveitamos então para explicar algumas dimensões do carisma Franciscano. Falamos sobre a promoção da Paz, o compromisso social, a vida de simplicidade, a sensibilidade ecológica, a luta por um mundo justo e a fraternidade. Percebemos que os adolescentes se interessavam pelo o que dizíamos.
Ao final das visitas, entregamos aos alunos um folheto vocacional e os convidamos para conhecer nossa fraternidade do noviciado.
Após a vista às salas, fomos conhecer os professores, os quais foram receptivos e nos fizeram algumas perguntas e desabafaram sobre a situação atual da escola pública.
Nosso objetivo é visitar mais escolas. Nossa missão está apenas começando! 

Por Frei Felipe Marcelino, ofm.


Elo Fraterno

0 comentários:

Postar um comentário